2 # Edifício, zona P5 Quan Shui, Distrito de Ganjingzi, Dalian, China

Designação por Padrões

MarcaEsteira. Não.DINENAISI
KSD-M11.3346S2-9-1-M1

Composição Química (em% em peso)

CSiMnCrMoNiVWOutros
0.82máx. 0.45máx. 0.403.858.60-1.151.75-

Descrição
M1 é um aço para ferramentas com liga de molibdênio, cromo e vanádio, geralmente conhecido como aço para ferramentas de alta velocidade com molibdênio. É um dos aços para ferramentas mais amplamente disponíveis em uso atualmente. É semelhante em propriedades aos aços para ferramentas de tungstênio (série T) em um nível inferior. Aço Mo de alta velocidade muito resistente, com boa capacidade de moagem.

Aplicações
Brocas helicoidais, ferramentas de corte de roscas, fresas e matrizes para brochamento e prensagem a frio, matrizes de recesso cruzado para fabricação de parafusos, laminação a frio para, por exemplo, equipamentos Sendzimir.
Propriedades físicas (valores médios) à temperatura ambiente
Módulo de elasticidade [103 x N/mm2]: 217
Densidade [g/cm3]: 8.0
Condutividade térmica [W/mK]: 19.0
Resistividade elétrica [Ohm mm2/m]: 0.60
Capacidade de calor específico [J/gK]: 0.46

Coeficiente de Expansão Térmica Linear 10-6 oC-1

20-100oC20-200oC20-300oC20-400oC20-500oC20-600oC20-700oC
11.011.511.912.312.412.512.5

Recozimento Suave
Aqueça até 820-850oC, esfrie lentamente no forno até 550oC e depois areje. Isto produzirá uma dureza Brinell máxima de 262.

Aliviar o estresse
O alívio de tensão para remover as tensões de usinagem deve ser realizado por aquecimento a 600-650oC, mantendo por uma hora no calor, seguido de resfriamento ao ar. Esta operação é realizada para reduzir a distorção durante o tratamento térmico.

Endurecimento
0 Endurecimento a uma temperatura de 1180-1219oC seguido de têmpera a ar ou óleo ou banho quente a 550oC. A dureza após a têmpera é de 64-66 HRC.

Temperamento
Temperatura de revenido: 530 – 560oC, pelo menos 2x para pelo menos 63 HRC.

Forjar
Temperatura de conformação a quente: 1100-900oC.

Trabalho Frio
Esta liga pode ser trabalhada a frio na condição recozida.

Usinabilidade
M1 é classificado como uma liga usinável “média”. A usinagem deve ser realizada antes do tratamento térmico de endurecimento seguido de retificação de acabamento. Ele tem uma classificação de 50% da dos aços para ferramentas de baixa liga com endurecimento em água (grupo W) em relação à usinabilidade.

Resistência à Corrosão
Esta não é uma liga resistente à corrosão. Quando usado como ferramenta, geralmente é revestido com óleo para evitar ferrugem. Uma leve película de óleo. ou embalagem protetora, é essencial para mantê-lo livre de corrosão.

Soldagem
Consulte o fornecedor da liga para obter informações sobre procedimentos de soldagem.
Formas confeccionadas: Consulte o Programa Dimensional de Vendas.